top of page

DESCOMPLICANDO A VIDA

Atualizado: 17 de jun. de 2020

Enquanto fazia um atendimento a uma garota de 11 anos que estava com problemas na escola, surge em seu discurso a frase “a vida é complicada”. Isto me levou a pensar sobre o que seria complicado na vida de uma pessoa com apenas 11 anos. Dias depois a mesma frase se repetiu numa conversa com um garoto de 15 anos que passava por problemas em casa e num aconselhamento a uma mãe solteira de 33 anos.

Será que a vida é complicada para todos? Por que o criador da vida faria algo complicado para suas criaturas? Essas perguntas me levaram a refletir na vida de Paulo; o fariseu que também levava uma vida complicada, tentando cumprir minuciosamente a lei mas sem encontrar a paz que precisava, e que depois ter uma experiência com Cristo e se tornar um apóstolo, passou a ver tudo de maneira simples. Para ele não importava se tinha comida, se tinha dinheiro, se tinha privilégios; ele podia todas as coisas naquele que o fortalecia.

As histórias bíblicas e o exemplo de Paulo nos ensinam que há uma maneira de descomplicar a vida, e para isso precisamos aprender 2 verdades básicas:

1 – O mundo sempre vai complicar.

Desde que a humanidade pecou e virou as costas pra Deus, ela vem tentando preencher o vazio existencial que a ausência de Deus causa. Isto tem levado uma busca por tantas coisas que apenas geram mais angústia e complicação .

Em nossa sociedade contemporânea a principal tentativa de solução está na troca da realidade pela fantasia. A mídia fingi ter a resposta para os nossos problemas e tenta causar uma mudança de fora pra dentro. Insinuam o tempo todo que uma boa cerveja, futebol, dinheiro, sexo e compras podem descomplicar a vida e trazer a paz, mas de fato o que acontece é o oposto; a torna muito mais complicada. Os rótulos de alegria que encontramos nos filmes, novelas, shoppings e nas embalagens de produtos, jamais preencherão o vazio existencial das pessoas. A verdadeira solução precisa acontecer de dentro pra fora, e esta mudança somente Deus pode oferecer.

2 – Deus descomplica.

Mesmo sendo o homem quem pecou e desencadeou esta desordem no coração humano, Deus assumiu a responsabilidade e consertou o estrago oferecendo uma reconciliação através do seu filho Jesus. A descomplicacão da vida acontece quando aceitamos este plano perfeito de restauração e passamos a obedecer os ensinamentos de Cristo.

A partir daí as propostas complicadoras do mundo perdem seus efeitos. Em vez de sermos individualistas, amaremos os outros como a nós mesmos. Em vez de buscar que as pessoas nos sirvam, serviremos a elas. Em vez de reclamarmos de tudo e todos, daremos graças pela vida e salvação. Em vez de guardarmos rancor, ofereceremos perdão. Em Cristo todas as áreas da vida se tornam mais simples, pois o principal desconforto existencial foi solucionado.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas outras coisas lhes serão acrescentadas. Mt 6.33 Por: Lediel dos Santos




273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page