top of page

É POSSÍVEL RECOMEÇAR

Você já fez escolhas erradas que te levaram a sofrer? Seguiu caminhos que não eram seguros e se deu mal? Saiba que é possível recomeçar.


Como seres humanos, estamos sujeitos a errar. Para sofrer algum revés basta estar vivo. São consequências de escolhas erradas, traição, morte, roubo, calúnia, e uma quantidade enorme de coisas que podem acontecer conosco afim de nos levar ao desânimo. Portando, aprender a recomeçar é uma necessidade essencial para quem deseja vencer na vida.


Quando Jesus nos conta a parábola do filho pródigo, ele nos deixa um ótimo exemplo de que sempre é possível recomeçar. Depois que o filho imaturo desonra publicamente seu pai, desperdiça a herança da família e vive uma porcaria de vida, ele tomou algumas atitudes que o levaram à um maravilhoso recomeço.


Em primeiro lugar ele avaliou a situação em que estava. Jesus disse que ele caiu em si e percebeu a grande besteira que havia feito e se lembrou que na casa do pai, até o menor dos servos vivia melhor do que ele. Esta atitude é importante pois sem avaliação não existe percepção se estamos melhores ou piores que no passado. As vezes precisamos inquirir nossa própria vida. Pergunte a si mesmo se o seu casamento está melhor do que no início. Se profissionalmente você está mais realizado. Se está melhor espiritualmente do que a cinco anos atrás. E assim por diante.


A partir da avaliação, podemos então planejar a solução, assim como fez aquele jovem. Jesus disse que ele projetou voltar para casa e pedir perdão ao pai. Em meio as dificuldades, muitas pessoas apenas ficam se lamentando e sentindo um remorso que não resolve o problema, mas intensifica sua aflição. Como diz o ditado popular, “Não adianta chorar o leite derramado”. O passado não se muda mais; para recomeçar é sempre necessário focar na solução.


Traçado o projeto de resolução, o jovem parte então para a ação. Jesus disse que ele se levantou e foi em direção a casa do pai. Entender que apenas boas intensões não muda a situação é um passo importante para o recomeço. Precisamos ter atitudes. E claro, atitudes diferentes das que nos levaram para o erro. O jovem arrogante que saiu de casa orgulhoso, voltou humilde disposto a servir. Saiu desprezando o pai, mas voltou honrando-o e reconhecendo a sua sabedoria. Tome atitudes sábias na sua vida. Mesmo que as vezes sejam escolhas difíceis, como assumir o erro e reconhecer que falhou. Lembre-se que ficar acusando os outros também não resolve o problema.


Por fim precisamos lembrar que Deus sempre nos dá uma nova chance. Jesus disse que o pai avistou o filho de longe e correu para recebê-lo. Deus é nosso pai e perdoa nossos pecados. Ele sempre oferece uma nova oportunidade para todos que desejam mudar. Portanto, se Deus nos perdoa, quem somos nós para não nos perdoar? Ou quem tem o direito de nos acusar do passado?


Saiba que Jesus te oferece uma nova chance. Aceite-o e viva uma nova vida! Por: Lediel dos Santos


267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page