A história bíblica dos espias de Israel que desconfiaram da promessa do Senhor e levaram milhares de pessoas a morrer no deserto, tem muito a nos ensinar. As atitudes que os levaram a perder a benção de Deus, continua sendo hoje a receita perfeita para o fracasso na vida de muitas pessoas.
1 - TENHA MAIS FÉ NAS CIRCUNSTÂNCIAS DO QUE NA PALAVRA DE DEUS.
Por mais que Deus havia lhes prometido a terra, eles focaram no tamanho dos adversários e na estrutura bélica dos povos cananeus.
2 – SE TORNE ESCRAVO DO MEDO.
Desenvolveram fé na derrota, mesmo antes de lutar. Nem tentaram.
3 - Tenha memória curta sobre o que Deus já fez por você.
Não se lembraram do que Deus já havia feito por eles. Haviam sido libertos das garras dos Egípcios que era a maior potência da época. Rapidamente se esqueceram das pragas e da maneira milagrosa que o Senhor os tirou da terra da escravidão.
4 – SEJA PESSIMISTA.
Mesmo vendo a prosperidade da terra, colhendo um cacho de uvas que dois homens precisavam carregar, se viam como gafanhotos diante dos adversários e afirmaram que a terra devorava os que nela viviam.
5 – SEJA APEGADO A MEDIOCRIDADE.
Sentiram saudades do Egito e queriam retornar para lá. Mesmo sendo escravos e tendo seus filhos meninos assassinados, ainda tinham saudade da terra da aflição.
6 - SEJA INGRATO.
Reclamaram com Deus afirmando que Deus os tirou do Egito para caírem na espada dos inimigos.
7 – SEJA MURMURADOR.
Queixaram-se contra Deus e contra Moisés e influenciaram todo o povo a se oporem aos líderes.
A consequência destas escolhas levaram todos adultos a morrerem no deserto e não desfrutarem da promessa. A exceção foi Josué e Calebe, os únicos que entraram na terra prometida e desfrutaram da benção completa.
Por: Lediel dos Santos
Mensagem forte, verdade