Ei você que está usando o celular para tentar relaxar um pouco. Saiba que o efeito pode estar sendo o oposto. Às vezes, a distração digital é a fuga mais acessível, mas é também um labirinto que nos priva de paz.
Psicólogos apontam que, longe de proporcionar alívio, essas atividades virtuais podem acabar se tornando uma fonte significativa de estresse. As redes sociais geram uma sobrecarga cognitiva, devido à quantidade de informações que o cérebro precisa processar em pouco tempo; e ainda ativa o mecanismo de comparação social, o que pode gerar sentimentos de inadequação e estresse. Resumindo, buscamos relaxamento, mas encontramos ansiedade camuflada de diversão.
Sem falar no impacto sobre qualidade do sono. O uso do celular na hora de dormir, interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. A exposição à luz azul das telas reduz a capacidade do cérebro de entrar em um estado de relaxamento necessário, o que resulta em insônia e cansaço excessivo no dia seguinte. Trocar um descanso profundo por distrações superficiais, vai te custar caro, e o preço é a sua saúde física e mental.
Por: Lediel dos Santos
Comments