top of page

SETEMBRO AMARELO

Vamos falar de suicídio?

Sim, eu sei que é um assunto complexo e estamos diante de um tabu, mas o diálogo é necessário. Na cultura cristã medieval o suicídio sempre foi visto como um pecado hediondo, a ponto de os parentes não poderem nem enterrar o corpo no cemitério da cidade que geralmente pertencia a igreja romana. E nos últimos séculos, depois dos casos desencadeados pelo livro “Os sofrimentos do jovem Werther” em 1774, a sociedade entendeu que expor historias de suicídios poderia levar outros a cometerem o ato, portanto até hoje se fala pouco no assunto, e de fato virou um tabu social.

Mas, diante do aumento significante dos casos no mundo e também no Brasil, o conselho de medicina, psiquiatria e psicologia tem buscado trazer o assunto a tona visando uma prevenção e diminuição dos casos. Infelizmente no Brasil são mais de 12 mil pessoas por ano que escolhem esse caminho para finalizar sua jornada. Mais de 32 pessoas por dia, e espantosamente muitos jovens e adolescentes estão entre as vítimas.

O dia 10 de setembro ficou oficializado como o dia mundial de prevenção ao suicídio, portanto neste mês o assunto ganha destaque, mas a atuação preventiva acontece durante o ano inteiro.

Hoje já se entende que é possível falar deste assunto sem promovê-lo, pois gera esclarecimentos e cria um ambiente mais seguro para quem está vivendo este dilema, pedir ajuda.

Como cristãos, precisamos levantar esta bandeira e lutar para que cada ser humano queira viver a vida em abundância que Cristo pode dar. Por: Lediel dos Santos


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page