top of page

THE CHOSEN - Contrário a Lei - Episódio6 T2

Atualizado: 29 de dez. de 2023

O capítulo começa com uma cena de mil anos antes de Cristo quando Davi, antes de se tornar rei, fugia de Saul e foi procurar com o sacerdote Aimeleque pães para ele e seus homens comerem, e o sacerdote entregou os pães consagrados. (1 Sm 21)

 

Esta cena será lembrada por Jesus quando seus discípulos vão colher espigas no sábado e são criticados por violarem a lei, e Jesus menciona aos críticos o que Davi havia feito também mostrando que a vida vale mais que as regras do sábado e que o filho do homem é maior que o sábado. (Mt 12.1-14)

 

A expressão filho do homem seria usada também para o messias (Dn 7.13,14), e ao mencionar nesta ocasião, Jesus estava reivindicando para si este título.  

 

Outra trama do episódio gira em torno do desaparecimento de Maria Madalena. Pedro e Mateus a encontram na velha vida de jogatina e bebedeira e a convencem de voltar ao grupo dos seguidores de Jesus. Mesmo se sentindo indigna, ela volta sem lenço (o cabelo feminino é algo íntimo na cultura e na fase adulta, apenas as prostitutas não usam lenço) para encontrar Jesus que a perdoa e a ama incondicionalmente.

 

Ainda neste episódio encontramos os discípulos preocupados pois a comida está acabando, principalmente Tomé; também André está aflito com as notícias da prisão de João Batista. 

 

Uma das cenas mais lindas do episódio é quando Jesus entra na sinagoga e cura o homem com a mão mirrada. Por ser num sábado, novamente o mestre é criticado pelos fariseus que ouvem mais uma vez as palavras de Jesus dizendo que pessoas valem mais que animais e no sábado deve se fazer o bem. (Mt 12.9-14)

 

Este episódio faz questão de ressaltar que a oposição a Jesus está aumentando e cada vez mais o grupo dos fariseus estão procurando meios de acusar Jesus.


Por: Lediel dos Santos BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao



1.016 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page