top of page

THE CHOSEN - Médico, cura-te a ti mesmo - Episódio3 T3

Atualizado: 29 de dez. de 2023

O episódio inicia mostrando a vida familiar de Jesus nos primeiros anos e como José e Maria já tinham amizade com outras famílias. Inclusive com os pais de Lázaro que desde a infância era amigo de Jesus.

 

Ao voltar ao período do ministério de Cristo, o mestre da Galiléia vai visitar sua mãe em Nazaré, porém seus irmãos Tiago e Judas saíram para evitar confusão, pois de acordo com Maria eles não estão sabendo lidar com a fama do irmão mais velho. De acordo com o evangelho de João, incialmente seus irmãos não criam em Jesus como messias (Jo 7.5).

 

Em Nazaré, Jesus se encontra com os amigos de infância e juventude. Destaque para Lázaro e suas irmãs que são muito citados nos evangelhos como amigos chegados de Jesus (Jo 11 – Jo 12). Estes moravam em Betânia e por algumas vezes receberam Jesus em sua casa.

 

Jesus vai à Sinagoga de Nazaré e Ele tem a oportunidade de fazer a leitura e interpretar as escrituras. As cenas seguintes são precisamente fiéis a descrição de Lucas 4.16-30:

 

Ele foi à Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres.

Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos,

para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

Todos falavam bem dele e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: “Não é este o filho de José?”

Jesus lhes disse: “É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum’”.

Continuou ele: “Digo a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. Asseguro a vocês que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio e houve uma grande fome em toda a terra. Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado—somente Naamã, o sírio”.

Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.

 

Angustiado com a chegado dos dias de perseguição por estar se revelando como o messias, Jesus vai ao túmulo de José, seu pai terreno, e lembra de quando era menino como aprendeu carpintaria e também quando recebeu uma caixa de presente, que era uma herança familiar de 40 gerações, contendo uma rédea de jumento. Sabemos que em breve acontecerá a entrada triunfal e este instrumento será extremamente útil. Vale a pena elogiar o diretor da séria que através de uma simples rédea de burrinho, fez uma ligação entre o êxodo do povo de Israel e Jesus. O instrumento que os ancestrais trouxeram do Egito foi guardado para este momento. Enquanto os israelitas foram libertos da escravidão do Egito, agora serão livres da escravidão do pecado e da morte eterna.

 

Por Lediel dos Santos BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao


950 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page