top of page

THE CHOSEN - EU TE CHAMEI PELO NOME - Episódio1 T1

Atualizado: 29 de dez. de 2023

Neste primeiro episódio somos inseridos no contexto histórico e cultural da época. A narrativa mostrar como o império romano dominava a região e através de seus soldados fiscalizavam os impostos cobrados pelos publicanos. Publicanos eram judeus que aceitavam trabalhar para roma e extorquiam sua própria gente para ter uma ascensão financeira. Consequentemente eram odiados e estigmatizados por onde fossem. Destes, o destaque está sobre Mateus, um cobrador de impostos diferenciado pelo seu TOC.

No geral o povo judeu é sofredor e as pessoas precisam trabalhar muito apenas para pagar os impostos a Roma, mas nunca conseguem o suficiente. Pedro e seu irmão André são pescadores, mas como a profissão não tem dado muito retorno, vivem atrás de maneiras jeitosas para aumentar a renda, mas sem muito sucesso. Simão chega a fazer um acordo com o general romano para dedurar os judeus que estão trabalhando no sábado e violando a lei de Moisés.

Outro destaque está sobre os grupos dos religiosos, principalmente dos fariseus cujo seu mais ilustre professor é Nicodemos. Neste episódio ele tentará expulsar os demônios de uma jovem mulher chamada Liliti, mas sem êxito algum. Isto o deixa confuso e a procura de verdades referentes ao exorcismo.

O capítulo finaliza quando esta mulher endemoninhada é liberta por Jesus que a chama pelo seu verdadeiro nome: Maria, da cidade de Magdala. Por mais que na Bíblia não tenha uma passagem narrando como foi a libertação de Maria, sabemos que ela era atormentada por sete demônios (Lc 8.2). Por: Lediel dos Santos

BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao


38.911 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page