O episódio descreve principalmente duas cenas. Uma com José e Maria quando estão indo de Nazaré à Belém por volta do ano 4 a.C, e a outra cena por volta de 48 d.C depois que Jesus já havia morrido e ressuscitado, e Maria relata à Maria Madalena as experiências do nascimento de Jesus.
Para entendermos o contexto da primeira cena, devemos lembrar que José e Maria moravam em Nazaré, porém o messias deveria nascer em Belém conforme as profecias (Mq 5.2). As profecias também diziam que deveria ser da linhagem de Davi (Is 11), e assim entendemos a importância de José estar noivo de Maria, pois ele era da descendência de Davi. Por isso o imperador deu um decreto de recenseamento onde todos deveriam ir a sua terra Natal para se regimentar, e assim o casal rumam para Belém.
Em Belém, enquanto José tenta achar um local para se abrigarem, na angústia das dores de parto, Maria ora o Salmo 63:
Ó Deus, tu és o meu Deus,
eu te busco intensamente;
a minha alma tem sede de ti!
Todo o meu ser anseia por ti,
numa terra seca, exausta e sem água.
Para entendermos as cenas do ano de 48 d.C, precisamos saber que os seguidores de Cristo já haviam crescido muito e a igreja estava se estabelecendo em diversas cidades, porém ainda debaixo de muita perseguição.
Maria, mãe de Jesus, está hospedado na casa de Lázaro, e recebe a visita de Maria Madalena que foi trazida clandestinamente por Tíquico, homem que não teremos muita informação no episódio, mas segundo as cartas de Paulo era um homem fiel e confiável para levar informações no primeiro século. (Ef 6.21 – Cl 4.7 – 2 Tm 4.12).
Maria precisa informar o evangelista Lucas sobre detalhes da história do nascimento de Jesus que ela ainda não contou e pede à Maria Madelana para escrever e passar a informação à Lucas. Lembrando que este Lucas era médico e se propôs no primeiro século a fazer investigações detalhadas para narrar com precisão sobre a vida de Jesus. (Lc 1.3)
Por Lediel dos Santos BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao
Não entendi os 4 anos antes de Cristo já que Maria estava grávida na cen!