top of page

THE CHOSEN - Ouvidos para ouvir - Episódio7 T3

Atualizado: 29 de dez. de 2023

Os judeus estão em festa celebrando o Purim e lembrando a história de Ester. Esta festa celebra a salvação dos judeus no império persa quando Hamã tentou exterminar o povo de Deus, porém saiu derrotado e os judeus fortalecidos. (Et 9.18-23)Enquanto todos celebram, Simão Pedro está frustrado e furioso. Não compreende como pode sua casa está sofrendo depois de ter escolhido seguir Jesus.

 

Uma das ênfases neste episódio gira em torno das dez cidades na área sudeste do mar da Galiléia conhecida como decápolis. Eram cidades predominantemente habitadas por gentios e, como resultado, eram influenciadas pela cultura grega e romana. Isso as tornava diferentes das áreas circundantes, que eram predominantemente judaicas.

 

André e Filipe que haviam pregado nestas cidades, pensam que a grande confusão se deu por tentarem reproduzir os ensinos de Jesus contanto a parábola do grande banquete. (Lucas 14.15-24 – Mt 22.1-14)

 

Ainda no episódio, Mateus explica à Maria sobre o presente inusitado que ganhou, e como isto tem um símbolo de fé para ele. O presente se trata de franjas que os judeus usam nas roupas há milhares de anos para se lembrarem dos mandamentos e de sua consagração ao Criador. Conhecido como TzitTzit, esses cordões tiveram sua origem nas ordenanças de Moisés em Números 15.37-41.

 

Jesus vai a Decápolis e cura um surdo gago (Mc 7.31-27) e é recebido por uma multidão que ainda está confusa sobre quem é este novo mestre curador.

 

Por Lediel dos Santos BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao


1.078 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page