Este episódio irá abordar sobre a morte do profeta João Batista que estava há um bom tempo preso. Sendo assim a trama inicia quando sua mãe Isabel ficou grávida já sendo de idade avançada e recebeu a visita de Maria que também havia recebido o milagre de conceber o messias (Lucas 1). De acordo com o relato de Lucas, Maria ficou com Isabel por três meses, provavelmente até o nascimento de João. Desde antes de Isabel se encontrar grávida, seu esposo Zacarias recebeu a revelação do anjo afirmando que o menino que nasceria de sua esposa seria grande aos olhos de Deus e que seguiria a vida de um nazireu, alguém totalmente consagrado ao Senhor (Número 6).
Várias cenas deste episódio mostra os bastidores da família de Hedores Antipas. Este rei havia prendido João Batista pois o profeta afirmava que ele estava errado em viver com a mulher do irmão. De acordo com Mateus 14, Herodias havia abandonado Filipe para ficar com Herodes Antipas e isso não passou desapercebido pelo profeta, que denunciou o pecado.
Herodias nutriu grande ódio pelo profeta depois das denúncias, e viu no aniversário do rei a oportunidade perfeita para conseguir a morte de João. Mandou sua filha dançar diante do rei e como este se agradou muito da apresentação, prometeu um presente à jovem. Salomé nem titubeou, orientada pela mãe pediu a cabeça de João Batista num prato.
De fato, João cumpriu sua missão de preparar o caminho do messias, e as palavras mencionadas por seu pai quando ele nasceu, se cumpriram na íntegra:
Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.
Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,
(como falara pelos seus santos profetas, na antiguidade), salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam, para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança, o juramento que fez ao nosso pai Abraão: resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para o servirmos sem medo, em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.
“E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”. (Lucas 1.68-79)
Por Lediel dos Santos
BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao
תגובות